27 dezembro 2006

Um macaquinho em nossas vidas


Texto: Danilo Augustus
Foto: cirilovelosomoraes.com.br

Todo mundo que gosta e vê filmes, sabe que desenhos sempre trazem uma lição no final. Tenho assistido a alguns títulos nas últimas semanas, já que estou de férias e não tenho mais nada a me preocupar.

Numa dessas empreitadas, me deparei com um desenho, George, o curioso. Sabia apenas que a trilha sonora tinha sido feita totalmente pelo ex-surfista, hoje cantor, Jack Jonhson. Como curto as músicas dele, não demorei a alugar.

Liguei a tv, dvd e me pus a assistir junto com meu pai numa tarde de quinta-feira. Vendo o filme, comecei a perceber quanta grandeza e lição que tem no desenho. Comecei a enumerar o que de ensinamento que tinha. São essas:

1- Como ficamos admirado e ao mesmo tempo assustado quando surge uma coisa nova em nossa vida.
2- Percebi que a inocência do macaquinho, se parece com a da minha priminha de 2 anos.
3- Como a inveja pode prejudicar não somente a pessoa invejada, mas também o invejoso.
4- Como somos diferentes até na hora de dormir.
5- Percebi que não damos a natureza seu real valor.
6- Notei também que não é só o mais velho ou o mais sábio que pode ensinar. Todos aprendem, todos ensinam.
7- Como nossas vidas estão cheios de aventuras e só percebemos se estivermos receptivos em relação a isso.
8- Notei o quão importante pode ser uma mão amiga. O quão necessária ela pode ser, principalmente nas horas difíceis da vida.
9- Como as pessoas tem maneiras diferentes de enfrentar situações adversas.
10- Me veio um questionamento quando vi a cena do macaquinho sendo preso pelo controle de animal: Quem decide o que é importante para o outro? Nós ou a sociedade?
11- Uma das últimas coisas que percebi e que retratei numa crônica passada: as pessoas mudam, passam pela vida da gente, mas os momentos que vivemos ao lado delas, permanecem em nossa lembrança.
12- E a última coisa que percebi é que fazer o bem é mais fácil que fazer o mal.

Pode parecer idiota falar todas essas coisas. Uns vão perguntar: você não sabia disso? Responderei: sim... sabia sim, mas desenhos serve para isso mesmo: lembrar do que já esquecemos e vemos filmes assim, para perceber que se fizermos nossa parte, poderemos mudar alguma coisa.

4 Comments:

At 1:27 PM, Anonymous Anônimo said...

É, às vezes, os filmes têm um poder de nos dar uma "luz".

O problema é que, pelo menos, pra mim, essa "luz" só dura alguns minutos depois do filme, passando logo depois que ligo em um Jornal televisivo.

Uma pena, mas acredito que faça um bem, mesmo que seja por alguns minutos.

Abraços

 
At 7:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Os desenhos são quase sempre assim. Eu sempre digo que aprendi muito vendo desenho da Disney. Reveja todos eles e acho que vc se sentirá mais de bem com a vida. Todos eles tem uma lição, algo bom pra nos passar... e depois disso tudo ainda dizem que o pessoal da Disney tem pacto como demônio. (Eu não sabia que o demônio gostava de passar boas mensagens)
Um abraço!

 
At 1:38 AM, Blogger Juliana Maccari said...

É engraçado ver que o que pra uma criança é motivo de diversão,para um adulto pode se tornar motivo de muita reflexão!
Dentro dos desenhos,tem muitas mensagens lindas que vale a pena pensar... =]
Nunca assisti George,o curioso (só conheço ele pelo clipe de upside down!)...mas agora fiquei curiosa! haha!
Fui!

 
At 2:48 PM, Blogger Gabriela Martinez said...

Vou assistir esse filme, então. :)

 

Postar um comentário

<< Home